DRM – Certo ou Errado ?

Quando  pesquisamos sobre DRM’s, os primeiros trend-topics encontrados são Assasin’s Creed e Diablo III. Por quê e o que é DRM ?

A matéria de hoje é nada referente ao FireFall, pois o jogo desenvolvido pela Red5 trata-se de um MMORPG/Shooter grupal, necessita-se de internet constante para jogar.

  • Mas afinal, o que é esse tal de DRM ?

  • DRM (Digital Rights Management/Gestão de Direitos Digitais— ou melhor: Gestão de Restrições Digitais) nomeia qualquer tecnologia que impeça o consumidor de desfrutar de suas músicas, filmes e software, adquiridos legalmente, de uma forma que o produtor do conteúdo não queira.

Dizer que é contra DRM qualquer um diz, até Steve Jobs disse! Se você não quer apoiar o crescimento do controle, escolha não comprar produtos com DRM. Atualmente é possível personalizar o varejo da difusão de um determinado arquivo comercializado, como por exemplo o número de vezes em que esse arquivo pode ser aberto ou a duração da validade desse arquivo.

  • DRM Diablo III da Blizzard
Após anos sem lançar a continuação da grande trama Diablo, Blizzard finalmente lançou o game mais esperado de todos os tempos DIABLO III. Logo muitas pessoas foram correndo adquirir keys, encomendaram o BOX enquanto outros correram para o The Pirate Bay baixar a versão pirata. A surpresa veio quando a confirmada DRM se tornou algo concreto para os fãs que não tem aquele poder aquisitivo de outros. Aliás, falando assim, até parece que o problema é daqueles que não tem bom poder aquisitivo. (para bom entendedor meias palavras bastam).
A DRM de Diablo III funciona da seguinte maneira:
O consumidor compra o jogo, mas o acesso á este jogo depende da desenvolvedora. Isso é, necessita internet constante e qualquer queda no servidor, ou de sua internet você perde toda sua evolução no jogo (á não ser que salve antes).Pois o salvamento, que normalmente ocorre com arquivos sendo salvos em seu próprio computador já não é mais deste jeito. Todo seu progresso é salvo no servidor, o servidor controla seu jogo.
  • Á quem a DRM favorece, Player ou Desenvolvedora ?
A DRM favorece SEMPRE á desenvolvedora. A DRM de Diablo III foi bastante negada pela massa player por todo o mundo, simplesmente pelo motivo de seu bloqueio á estar sempre conectado ao servidor da desenvolvedora. Pois o mesmo quebra os direitos de aquisição completa do o mesmo, isso é, em alguns países como o Brasil em que somente 20% da população (área nobre de alguns estados) possui internet de alta velocidade de qualidade tem o prazer de desfrutar deste produto. Enquanto 80% da população que paga absurdos de contas de telefone e internet e a qualidade da internet é pífe, não têm quaisquer condições de usufruir de um jogo desse porte.
“Os dados foram obtidos a partir de um sistema de métrica oferecido pelo Simet  (Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha) e contou com a colaboração de mais de 600 mil usuários. Após receber o CEP do usuários, o sistema mede a velocidade de sua banda. Em seguida, as informações são relacionadas no infográfico. Os pontos vermelhos indicam conexões com velocidade de tráfego menores, entre 100 Kbps e 500 Kbps. Já os pontos verdes indicam velocidade acima de 2200 Kbps. O teste pode ser feito no endereço http://simet.nic.br/mapas/.”
Ontem fui nas ruas, daqui do Rio de Janeiro fazer uma enquete com players sobre a tal DRM usada no Diablo III.
A seguinte pergunta foi feita para 20 gamer’s: O que acham da DRM de Diablo III, ela beneficia o Player ou a Desenvolvedora ? Explique sua resposta.
Eis aqui o resultado dessa enquete:
100% acham quem é benéfico para a empresa desenvolvedora de games. Motivo: Medo da Pirataria, e acabam esquecendo de fazer um produto divertido e portátil para todas as diversidades, como a baixa velocidade da internet brasileira.
Outros responderam que durante qualquer adversidade (falta de luz, corte da internet e etc) não poderão usufruir com total liberdade do produto, já que o mesmo, depende da internet.
*Pesquisa feita por mim mesmo no Centro da Cidade – Rio de Janeiro
  • Minha opinião:
Creio que a DRM deveria existir para melhorar a qualidade da segurança do game, pois games do tipo Assassin’s Creed e Diablo contém história, e que pode ser SIM jogado Off-line num modo Single-Player – Campaign. Empresas tem exigido conexão constante com servidor para combater a pirataria, mas ao meu ver, combate a esperança do player poder jogar mesmo em situações adversas.
Como, quem mora no Norte do Espírito Santo onde o preço da internet é EXPLORATIVO e a qualidade VERGONHOSA.
Pois aqui, quem não já foi banido em servidor de gringos quando íamos bater aquele fight no Call Of Duty, Battlefield ou até no Counter-Strike devido ao ping alto ?Pois pertinente a pirataria, deveria ser levada como piada. Pois nem todos tem condições de adquirir jogos aqui no Brasil devido ao alto índices de taxas inclusas sobre os produtos importados. Os mesmos que baixam pirata, futuramente acabam comprando o jogo original para usufruir dos benefícios como ranking, medalhas, acesso á partidas multi-player. Por isso entre os jogos que mais gostei, que continham DRM de proteção foram: Alan Wake (Tapa olho de pirata) e o famoso Escorpião Imortal e Super Rápido do game Serious Sam.
  • Pois tentei entrar em contato com Mark Kern (Fundador e Criador de Firefall – Ex-membro da Blizzard e criador de World Of Warcraft, Diablo e StarCraft), para saber o que ele acha desse tipo de proteção em jogos e o mesmo manifestou-se no fórum oficial do jogo FireFall, na qual o procuramos: “Eu não tenho certeza do que você quer. Firefall é um jogo online, não pode ser jogado sem uma conexão à Internet. Mas isso não é DRM”.
Devemos lembrar que o FireFall BR não defende a pirataria, mas sim, como também é meu objetivo defender o entretenimento que os jogos proporcionam, sem quaisquer tipo de hipocrisia.
Internauta Interativo:
E você, apóia o uso de DRM’s em jogos ? Á quem ela beneficia ? Por quê ?
* Marque a alternativa abaixo e comente sua opinião, o que vale em nosso blog é a opinião de você. Aqui você tem livre arbítrio para comentar o que quiser !
Redação feita por: Marcos Dias

4 comentários em “DRM – Certo ou Errado ?

  1. Bem Marcos, achei interessante o tema e vou comentar aqui. mas não especificamente de Diablo. E não exatamente me referindo a você. Mas sim de uma forma geral para qualquer caso! Ok?

    Eu não defendo o DRM em jogos que não são MMOs, porque acho que eles deveriam realmente ter o modo single player disponível. Vejo que isso ocorre com o Diablo não pelo fato deles querem se proteger de pirataria, até porque WoW que é a mina de ouro deles, é extremamente pirateado e existem centenas ou milhares de servidores privados, só que não oferecem a mesma qualidade. Eles estão na verdade mantendo esse sistema de DRM porque querem embutir no jogo outros esquemas, como venda de serviços agregados. Além disso o game terá o sistema de casa de Leilão onde os itens poderão ser vendidos por dinheiro real. E eles não querem que essa ferramenta “lucrativa” caia em mãos de terceiros. Porém, o comum é que ocorra um desbloqueio do sistema de jogo feito por hackers, possivelmente com algumas limitações de funcionalidades do game. Sempre ocorre isso independente de que jogo seja, numa determinado momento acontecerá.

    E, por outro lado, também não apoio a pirataria. Os video-games (inclua ai jogos para computador) são produtos de uma forte industria de entretenimento. E é um mercado como qualquer outro. Vários profissionais e empresas, direta ou indiretamente, dependem do crescimento do mercado pra continuar suas carreiras e ver esse mercado crescer cada vez mais! E tanta coisa nova que surge hoje em dia que se fala que daqui a alguns anos nós não iremos nos cinemas apenas para assistir filmes, mas iremos para jogar ou interagir de alguma forma com aquilo que se passa na tela. O investimento que se tem para desenvolver novas tecnologias e jogos não é pouca coisa. E as empresas não querem apenas ficarem ricas, querem pagar o investimento que fizeram e se tiverem sucesso ai sim depois do investimento pago pode vim o lucro. Muitas empresas não conseguem atingir esse sucesso e quebram. O que ruim para todos. Pois o mercado se retrai.

    Aqui no Brasil realmente somos muito estigmatizados pois somos vistos como um pais que pirateia tudo que é possível. Mas é claro que a pirataria não acontece só aqui, posso dizer tranquilamente que a situação é pior na China e na Russia! Mas a alguns anos o Brasil foi dado como um “caso perdido”. Pois além do alto índice de pirataria o que mais mata o mercado de games aqui é a excessiva tributação, os impostos. E as empresas não queriam apostar aqui de jeito nenhum. Era perder dinheiro na certa! Só que ai algumas coisas foram mudando, e aos poucos a mentalidade dos players foram mudando também. Hoje o mercado de vídeo-games oficiais no Brasil é bem melhor e está em franca expansão. E isso só tende a melhorar se os impostos caírem mais e a pirataria também for reduzida.

    Para os impostos caírem, dependem do bem dito (ou maldito) governo. Porém deixar de consumir jogos piratas, depende muito mais do jogador. Existem alternativas e ninguém precisa jogar todos os jogos novos que são lançados, principalmente se estivermos falando de jogos pagos.

    Hoje jogo não é besteira, é entretenimento. Tanto quando cinema, teatro ou circo! E o profissional dessa área é um profissional como outro qualquer. A desenvolvedora, a distribuidora ou publicadora, os funcionários, a empresa responsável por fazer o marketing e divulgar, os fornecedores, as lojas, todos tem suas contas para pagar!

    Assim, da mesma forma, como não pedimos a um pedreiro que construa um muro para nós de graça, pelo fato de queremos ter uma proteção maior na nossa casa, não deveríamos também pensar que uma desenvolvedora de jogo estivesse contente quando jogadores estão deixando de pagar o que deveriam para pegar o jogo de graça. E o pior, alguns ainda “pegam” de graça e criticam quando acham que é ruim. É como um cara que entrou numa padaria, pegou um pedaço de bolo, sem pagar, e depois de comer tudo, sai reclamando que o bolo é ruim, que ele deve fazer algo melhor da próxima vez! Eu vejo da mesma forma, pois como eu falei, jogo não é ula coisa a toa qualquer, é entretenimento! E entretenimento pago, quanto melhor, mais caro. Mas mesmo assim não deixa de existir entretenimento público e gratuito!

    Agora, da outra situação critica que falou, e também demonstrou de uma forma bem objetiva e respaldada, diga-se de passagem, a Internet Banda Larga e de qualidade realmente ainda não chegou a todos os cantos do país. E é um serviço essencial para o cidadão do mundo moderno. Hoje a Internet não é só brincadeira e rede de relacionamentos. E muito menos apenas para pesquisas acadêmicas ou um recurso de comunicação militar como foi originalmente concebida. Mas é um multi meio de comunicação, serviços, entretenimento e outras aplicabilidades que é possível criar no meio virtual.

    Penso que vcs dai da cidade que estão com esses problemas de conexão, muito mais do que pensando em como sair dos empecilhos de DRM dos jogos, devem se reunir, para juntos cobrarem das empresas e governos locais por um serviço de melhor qualidade. Podem por exemplo enviarem reclamações, fazerem abaixo assinado, abrir queixa em órgãos de defesa do consumidor, enfim, fazer essa indignação ser ouvida nos locais corretos onde deve ser buscando a solução! Pois não tomando uma atitude assim, ainda continuarão convivendo com esse problema e aguardando uma solução sem prazo e perspectiva!

    Espero ter deixado um esclarecimento útil do que acho! E me desculpe por ter demais me alongado!

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